Mineralogy mining services

Mineralogia

Compreender a mineralogia das suas amostras é um aspecto fundamental do ciclo de mineração; da exploração ao armazenamento seguro de resíduos e processamento mineral, é essencial entender a sua mineralogia para maximizar a recuperação e minimizar os custos.

O grupo de mineralogia do Bureau Veritas possui a mais recente tecnologia para fornecer dados mineralógicos confiáveis e repetíveis. A nossa equipa de profissionais utiliza os instrumentos adequados para lhe fornecer dados mineralógicos relevantes e úteis, adaptados às suas necessidades específicas.

SERVIÇOS DE MINERALOGIA

ANÁLISE DOS PONTOS DE ABLAÇÃO A LASER

A impressão digital geoquímica em minerais específicos pode fornecer ao geólogo de exploração informações sobre a prospectividade regional, a provável presença ou ausência de mineralização de sulfeto de metal base, ou rochas diamantíferas.

O Bureau Veritas é o único laboratório comercial que fornece análise pontual de ablação a laser em grãos minerais individuais para impressões digitais geoquímicas. Tipicamente, a separação de minerais pesados e a colheita de grãos de amostras de sedimentos, ou o isolamento de grãos minerais de rochas é realizado antes do envio de amostras para o laboratório. A pedido, podemos recomendar laboratórios de alta qualidade que realizam serviços de colheita de grãos.

MineDsi

MineDSi é uma plataforma de visualização de dados geológicos, geoquímicos e geofísicos que integra fotografias nucleares, dados de terreno e resultados de laboratório. Ele permite que o utilizador registe electronicamente os núcleos e verifique rapidamente as descrições de registo em relação à geoquímica de um único elemento e de um único relatório de elemento. As descrições de verificação comparativa usam ferramentas automatizadas de controlo da qualidade para garantir a consistência em todo o projecto. Todas as configurações são totalmente personalizáveis e a nossa equipa de suporte interna pode ajudá-lo a criar as ferramentas perfeitas para capturar todos os dados do seu projecto. 

O MineDSi é outra inovação líder do Bureau Veritas e oferecemos suporte e formação no local em todos os estágios de implementação para garantir uma implantação suave em qualquer escala de projecto.

As vantagens incluem:

  • As medições manuais do núcleo são eliminadas
  • Cria de imediato uma base de dados geológica a partir da sua descrição visual
  • Importa dados de análise do Bureau Veritas diretamente no MineDSi através de um link WebAccess™
  • Conecta interpretações geológicas a resultados analíticos, dados geofísicos ou dados ASD/Hylogger/Panalytical Halo® mineralógicos num único lugar.

QEMSCAN

"QEMSCAN® é um sistema de microanálise totalmente automatizado, não destrutivo, que fornece dados rápidos, estatisticamente confiáveis e repetíveis, mineralógicos, petrográficos e metalúrgicos, de praticamente todos os materiais inorgânicos e alguns orgânicos. É usado na indústria de mineração para exploração mineral, caracterização de minérios e aplicações de optimização de processos minerais..."
(www.fei-natural-resources.com/products/qemscan.aspx, 2011)

A equipa de mineralogia do Bureau Veritas tem mais de 20 anos de experiência na indústria mineira e mais de 15 anos de experiência em tecnologia de mineralogia automatizada. A nossa experiência no uso da tecnologia QEMSCAN permite-nos adaptar uma solução às necessidades específicas do cliente.

Principais vantagens

  • Soluções de última geração para auxiliar na exploração
  • Soluções rápidas e exactas para optimizar e melhorar os programas
  • Confiança e garantia na análise e fiabilidade

SERVIÇOS DE ESPECTRO

O Bureau Veritas Minerals oferece o TerraSpec Halo Mineral Spectra Interpretation Service em parceria com a ASD Inc. Este serviço interpreta os espectros de polpa/chip/core do Bureau Veritas Hylogger, ou espectros fornecidos pelo cliente usando o algoritmo TerraSpec Halo para prever até sete minerais e nove escalares* minerais que podem estar presentes na amostra.

*Calcários são características espectrais adicionais que fornecem mais informações sobre a geoquímica do depósito. Por exemplo, o escalar de AlOH comumente associado a micas brancas é frequentemente usado como um indicador de gradiente térmico.

DIFRAÇÃO DE RAIOS X (XRD)

A Difração de Raios X (DRX) é uma técnica versátil que revela informações detalhadas sobre a composição química e a estrutura cristalográfica de materiais naturais e fabricados.

A equipa do Bureau Veritas Mineralogy tem mais de 30 anos de experiência analítica em XRD centrada na análise e interpretação de resultados, focada no desenvolvimento de métodos de análise mineralógica para a indústria mineira. A experiência da nossa equipa abrange uma gama diversificada de produtos e processos, incluindo sulfuretos de Ni e laterites, lixiviação de ácido sulfúrico de Cu e Bauxita. A actual instrumentação XRD do Bureau Veritas é o Panalytical X'Pert PRO XRD.

As nossas competências abrangem:

  • Identificação rápida e exata de fases minerais cristalinas a granel
  • Serviço qualitativo, semiquantitativo ou quantitativo

Para a identificação de fases, o Bureau Veritas possui uma biblioteca atualizada e em expansão publicada pelo ICDD. Para a quantificação das fases minerais utilizamos o pacote de software comercial Siroquant, que utiliza o processo de refinação de Rietveld.